LINHAGEM

Nossas raízes

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei!

Caros amigos e irmãos.

Volta e meia surgem nos diversos grupos ou páginas que buscam falar sobre Thelema, comentários maldosos ou nitidamente sem fundamento, seja sobre Thelema em si, seja sobre Marcelo Ramos Motta ou Euclydes Lacerda de Almeida.

Vemos nisso muito mais a vontade de criar a cizânia, o descrédito, do que a sincera vontade de buscar a verdade ou mesmo questionar fatos.

Sobre o Motta, em primeiro lugar, são exacerbadas as críticas, sempre se exaltando que ele era megalômano, autoritário, paranoico, e vez por outra que ele jamais alcançou consecução alguma.

O que nos causa espécie é a "desinformação", de certo proposital, com a nítida intenção de destruir a ideia de que, ou não existe uma linhagem na Santa Ordem vinda de Motta, ou, se existir, essa não é autorizada, simplesmente porque, segundo os críticos, se Motta não alcançou nenhuma consecução, não há o que ser transmitido em uma linhagem.

Meu objetivo aqui, diante destas afirmações, não é cair em defesa do Motta ou do Euclydes, ou ainda de quem quer que seja, mas levar todos os meus amigos e irmãos a uma reflexão calma, apresentando algumas informações que, provavelmente, não é de conhecimento geral e, se for, não está sendo avaliada na proporção devida.

Assim, vejamos:

1 - Motta foi comprovadamente discípulo de Karl Germer (Satvrnvs) na A∴A∴ (existem cartas que comprovam isso), tendo sido levado até pelo menos o Grau de Zelator em Instrução.

2 - Alegações de Motta ser Mestre do Templo, sob o Motto de Ever, deve ser aceita ou não por cada um de per si (Há uma tese dele não finalizada e claro não publicada).

3 - Motta teve sob instrução Euclydes Lacerda de Almeida, comprovado por carta e gravações em fita cassete, havendo registro de um diário de Euclydes como Neófito e Zelator.

4 - Comprovado está, portanto, que no Brasil, quem iniciou os trabalhos da A∴A∴, transmitidos por Germer, foi Marcelo Motta e que o principal discípulo de Motta foi Euclydes Lacerda de Almeida. Só o fato de existir essa ligação, comprovada documentalmente, entre Motta e Euclydes, podemos dizer que há uma “transmissão” sendo feita.

5 - Mas Motta não expulsou Euclydes da OTO dele e desligou-se do Euclydes da A∴A∴ ?

Sim isso é correto, mas tem um porém: isso fez com que o discípulo ativo (Euclydes), mas que precisava aprender muito sobre como funciona um sistema thelemico, passasse por uma crise, que o levou a experimentar várias tendências no mundo Thelemico, por exemplo se ligou a Kenneth Grant (Aossic Aiwass) e continuou seu treinamento na Santa Ordem com ele e com uma Soror daquela linhagem até que ele pudesse elaborar sua própria visão do Sistema. Isso só foi percebido integralmente pelo Euclydes, quando lhe foi mostrada uma carta de Clauda Canuto - Soror Kali Athena (na verdade um e-mail), onde ela informava que toda as atitudes de Motta para comEuclydes foram propositais, pois assim Motta poderia ter certeza que, independente dele, Thelema sobreviveria no Brasil, o que realmente aconteceu. Enquanto a maioria dos atuais críticos usavam fraldas ou estavam no primeiro seguimento do ensino fundamental, quem mantinha acesa a chama de Thelema no Brasil, com erros e acertos era o Euclydes Lacerda de Almeida.

6 - É fácil falar hoje, quando se pode, a um clique, conseguir material Thelêmico na internet. Mas houve o período em que conseguir um liber era um sacrifício. Dificilmente, os críticos, valorizam o esforço de Motta e Euclydes para divulgar, neste país, cada vez mais fundamentalista cristão, os princípios da Lei de Thelema.

7 - Somente, e isso irritará ou será criticado pelos críticos, há uma linha de ensinamentos que são reservados aos que são, verdadeiramente, da Linhagem do Motta, ligado a dois fatores:

a) o que foi resumido no Ritual do Grau I da (S)OTO do Motta, mudando o paradigma da Iniciação para as chaves apresentadas no Liber 418” Visão e a Voz “(que é estendido para a Santa Ordem, entre o Grau de Probacionista e Neófito) e

b) o Sistema de Consecução que envolve Cabala, Tarot e Sistema de Chakras, desenvolvido por Motta, que foi a base para sua instrução na Santa Ordem, bem como para a estrutura de sua (S)OTO. Sendo assim. equivocam-se os críticos que afirmam que Motta não possui consecução nenhuma.(Nossa linhagem possui tais chaves).

8 - Finalmente, em um Livro " O Aeon da Criança", os três maiores críticos do Motta no passado, Gunther, Breeze e Wasserman, requerem a validade de suas posições na A∴A∴. como advinda de Motta, detalhe que todos não passaram de probacionistas expulsos pelo próprio. Mas, da mesma forma, não são poucos os americanos e europeus, que dizem que Motta falhou. Só sabe o gosto do pudim quem prova.

Desta forma, queridos irmãos e amigos:

1 – A A∴A∴ tem que vir de uma linhagem autorizada.

2 - A Santa Ordem não é coisa simples ou fácil, mas UM SISTEMA Iniciático e mágikco e plenamente realizável por quem se dedica a ele.

3 - A Consecução central da Santa Ordem é a consecução central de todo verdadeiro sistema e Motta delineou o seu caminho a saber: No Ritual do Grau I da (S)OTO (dele), nos fragmentos dos Graus II e III da (S)O.T.O(dele), tendo ele feito analogias com os graus da A∴A∴

Assim, vemos que certos críticos, que não tiveram contato direto com a fonte só podem especular e, para variar, criar a cizânia, espalhar o descrédito. Facilmente tais críticos chegam ao Grau de Magister Templi da A.'. A.'. embora não tenham desenvolvido e publicado nenhuma “tese sobre o Universo”. Tais críticos, tem o despautério de disseminar que Thelema é desculpa para se entregar aos vícios e as paixões, lembrem se sempre: “os escravos servirão”.

No Equinócio da primavera do ano Thelemico VIII frater QVIF e seu instruído frater Hoor418 decidiram reativar a linhagem outrora adormecida através da fundação da Abadia Het Heru na cidade do Rio de Janeiro.

Frater QVIF possui uma história que se confunde com a história de Thelema no Brasil (é atualmente o membro sênior da A.A. na América do Sul), foi aceito probacionista pelo Motta no ano de 1982, e passou pelo grau I da SOTO em 1985, depois de perder o contato com o mesmo devido a morte deste foi aceito pelo frater Thor (Euclydes Lacerda de Almeida) com quem depois dividiu a direção de uma OTO brasileira (Loja Therion) e depois a OCT, foi reconhecido pelo próprio como o herdeiro da Sociedade Novo Aeon,(tanto em documentos como no livro a Lança e o Graal – Euclydes Lacerda) trabalho que o mesmo abriu mão para seguir seus estudos e investigações na A.A., teve mais de oitenta e oito probacionistas, incluindo muitos que andaram com seus esforços e tem sua representação própria.

Frater H418 conheceu Euclydes Lacerda entre 2009/10 no Rio de Janeiro, perdendo o contato com a morte do mesmo, porém foi apresentado a frater QVIF por um outro frater, e após uma consecução espiritual decidiram fundar a Abadia de Thelema Het Heru como fruto deste trabalho. Frater Hoor é o idealizador e cofundador da Revista 777 uma publicação multi linhagens da AA Brasileira, articulador e editor do Selo da Abadia, Sacerdote Gnostico da EGNU.

A Abadia Het Heru é um braço da Santa Ordem, suas atividades internas ficarão a cargo dos Zelatores da linhagem, sua atividade externa se dará pelo Núcleo de Instrução Thelemita – NUIT que divulgará a lei de Thelema através de publicações pelo seu selo, palestras, cursos e workshops presenciais ou ensino a distância através de plataforma supervisionado pelo frater QVIF, uma Ecclesia Gnóstica supervisionada por frater Hoor, um selo editorial e uma representação internacional supervisionada por Frater Jupiter, assim como também uma porta de entrada à Santa Ordem supervisionada por Soror Ignis, na linhagem Therion/Satvrnvs/Adjuvo/Thor/QVIF uma real linhagem brasileira.

Amor é a lei, amor sob vontade!

Q.V.I.F.196

H418